SUBORDINAÇÃO

FAB realiza cerimônia de transferência da Base de Recepção de Veteranos para o COMGEP

Durante o evento, também foi realizada a entrega do Prêmio Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer
Publicada em: 25/07/2025 08:51
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

  A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (24/07), a cerimônia militar que marcou a Transferência da Subordinação da Base de Recepção de Veteranos (BREVET) da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) para o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP).

O evento foi realizado no Pátio do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Comandante-Geral do Pessoal , Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e demais autoridades civis e militares.

O ato simbólico de passagem foi realizado entre os porta-estandartes da Diretoria de Administração do Pessoal e da Diretoria de Administração da Aeronáutica, simbolizando oficialmente a nova vinculação da unidade ao COMGEP.

Durante a solenidade, foram lembrados marcos históricos da Base de Recepção de Veteranos, cuja origem remonta à antiga Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica, criada em 1960 e instalada originalmente no edifício do antigo Ministério da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o Comandante-Geral do Pessoal destacou a importância da mudança administrativa para o fortalecimento da assistência ao efetivo inativo. “A transferência da BREVET para o COMGEP representa o alinhamento da estrutura organizacional à missão de cuidar de quem dedicou sua vida à Força Aérea”, afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. “Esse movimento reforça o nosso compromisso com os veteranos e com seus familiares, que tanto contribuíram para a consolidação da FAB”, completou.

O Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, também comentou a importância da mudança. “A proximidade da BREVET com o COMGEP nos permite integrar ainda mais os esforços voltados ao bem-estar dos nossos veteranos, promovendo ações coordenadas de acolhimento e assistência. É um passo essencial para a valorização da nossa história viva”, declarou.

Por fim, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou o papel da BREVET como elo fundamental no sistema de apoio aos veteranos e pensionistas da FAB. “Hoje, então, testemunhamos a transferência de subordinação desta unidade, que é o maior elo do sistema de assistência aos veteranos e pensionistas da Aeronáutica, nosso sistema do SAVIPAR. O BREVET, a qual no passado idealizamos com esse atual formato, buscando ampliar o seu escopo de atuação anterior, de modo a também ser um espaço de acolhimento e convivência, não apenas de exercícios, de rotinas administrativas, e é isso que nós temos que continuar enfatizando. Esse equipamento se presta muito a isso, que as pessoas venham, não só os nossos veteranos, seus familiares — tem espaço para tudo, para conversas, para simpósios, encontros, tem um atendimento psicológico — e assim, entendo, Teonório, que devemos fazer pelo menos outros seis no Brasil, nas sedes dos Comares, para que a gente possa sempre manter viva a chama dos nossos veteranos”, discursou.

Durante o evento, também foi realizada a entrega do Prêmio Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, destinado a militares da ativa, veteranos e servidores civis que se destacaram por iniciativas voltadas à melhoria do atendimento e da assistência aos veteranos. A premiação homenageia o brigadeiro centenário falecido em 2024, cuja trajetória foi marcada por dedicação incansável à causa dos veteranos.

Ao final da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica, ao som da “Canção dos Veteranos”, encerrando o evento com emoção e reconhecimento àqueles que ajudaram a construir a história da FAB.

Fotos: Sargento Lucas / CECOMSAER